2.4.09

José Régio - Cântico Negro

Permitam-me partilhar convosco um excerto do poema deste grande escritor português, "Cântico Negro" de José Régio.
"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Tive conhecimento deste poema ao ver um video no Youtube, ao qual fiquei fascinado, e mal o vi tive que procurar o texto e lê-lo com a atenção merecida.

Deixo-vos aqui o link do video que vi, com magnifica interpretação do "nosso" João Villaret - João Villaret :: Cântico Negro :: José Régio

Pouco sei sobre o escritor, por isso deixo aqui uma breve descrição sobre ele que encontrei.

José Régio, pseudônimo literário de José Maria dos Reis Pereira, nasceu em Vila do Conde em 1901. Licenciado em Letras em Coimbra, ensinou durante mais de 30 anos no Liceu de Portalegre. Foi um dos fundadores da revista "Presença", e o seu principal animador. Romancista, dramaturgo, ensaísta e crítico, foi, no entanto, como poeta. que primeiramente se impôs e a mais larga audiência depois atingiu.

Fonte: Releituras

L.V.

Sem comentários: