16.2.09
Robert Barry
Robert Barry é um artista conceptual, nascido a 9 de Março de 1936 em Nova Iorque. Ele dedicou-se sobretudo à pintura, instalações e performances.
Barry produz arte não material. Em Inert Gas Series, libertava gases para a atmosfera; em Radiation Pieces, exibia ondas de rádio inaudíveis; em cartões de convite e nas portas de diversas galerias com as quais Barry trabalhava dizia "A Galeria estará encerrada durante a exposição". E realmente estava. Barry deixou tudo para a imaginação do observador, que teria que desenvolver quer o significado quer a forma da obra. Assim sendo, as obras de Barry tratam uma realidade para além dos limites da percepção humana.
Barry vai ainda mais além com o seu trabalho Telephatic Piece, que existe num espaço meramente mental - "Durante a exposição, tentarei comunicar telepaticamente a obra de arte, cuja natureza é uma série de pensamentos que não são aplicáveis à linguagem ou imagem."
Dificilmente outro artista conceptual libertou-se tanto das convenções e alargou o âmbito da arte.
Mas perante isto, aqui fica a questão: o que é a obra de arte?
"My work is about the elusiveness of anything, the absurdity of trying to understand or grasp anything which doesn't seem obvious. Like St. Augustine said, 'I understood what time was until I started to think about it.'" - Robert Barry
Su
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário